Carrinho de Compras

(51) 99516-9205

Entregamos todas as Quartas e Sábados

oi@localfarmers.com.br

receita_mandioquinha_organica

Escondidinho de shiitake com espinafre e purê de mandioquinha orgânica – versão lactovegetariana

A mandioquinha (também conhecida como batata baroa) tá bombando nas hortas dos nossos produtores por esses dias, então prontamente resolvemos que esse seria o ingrediente principal de uma das receitas da Box! Quer reproduzir aí na tua casa? Então corre pra fazer teu pedido aqui que é por tempo limitadíssimo – só enquanto houver disponibilidade dos ingredientes lá no campo, como deve ser ♡

Ingredientes:

Para o purê:
– 500g de mandioquinha
– 3 col sopa (aprox. 50g) de nata
– água do cozimento (se necessário, para atingir o ponto do purê)
– sal a gosto

Para o recheio:
– 250g de cogumelo shiitake
– 150g de nata (separe 3 col sopa para o purê, o restante vai para o recheio)
– 1 cebola
– ½ maço de espinafre
– aprox. 1 col sopa de óleo vegetal
– sal a gosto

Para o crocante (finalização):
– cascas de aprox. 2 mandioquinhas
– aprox. 1 col sopa de azeite de oliva
– sal a gosto

Preparo:

Começamos a receita preparando um crocante de cascas de mandioquinha. É isso mesmo, vamos aproveitar essa preciosidade por completo e de quebra ainda adicionar textura ao prato!

Lave e descasque as mandioquinhas. Em uma assadeira tempere as cascas com o azeite, sal e, se desejar, outros temperos a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por aproximadamente 45 minutos, ou até que esteja tudo bem crocante e douradinho (fique de olho, o tempo pode variar de forno para forno! Vale a pena colocar um timer para apitar de vez em quando pra não esquecer e acabar queimando). Você pode comer assim, como chips, ou fazer uma farofinha batendo tudo em um processador ou picando na faca mesmo.

Enquanto as cascas estão no forno comece o preparo do purê. Corte a mandioquinha em alguns pedaços e cozinhe em água com sal até que fique macia (aprox. 20 min). Enquanto ela cozinha prepare o recheio!

Separe os talos das cabeças dos cogumelos – não os descarte o talo, ele é uma parte muito saborosa, apenas faremos cortes diferentes com cada uma das partes: com o talo faça cortes pequenos, como cubinhos, e com as cabeças faça cortes em tiras (nem muito grossas nem muito finas – aprox. 1cm de espessura).

Pique a cebola em cubinhos, lave o espinafre e separe as folhas.

Em uma frigideira grande (ou panela) vamos selar os cogumelos. Aqueça bem uma frigideira com um fio de óleo e adicione os cogumelos, tomando cuidado para não “superlotar” a panela, ou seja, não deixe que fique um pedaço por cima do outro – coloque apenas a quantidade de cogumelos que permita que todos fiquem em contato com o fundo (vão ser aprox. 2 levas, de acordo com o tamanho do fundo da sua panela/frigideira). Deixe que doure bem antes de mexer. Quando perceber que selou bem, misture e deixe selar do outro lado. Ao final adicione uma pitada de sal. Reserve os já selados e repita o processo com todos os cogumelos.

Na mesma frigideira ou panela onde foram selados os cogumelos, refogue a cebola e os talos dos cogumelos com um fio de azeite e uma pitada de sal até que fiquem douradinhos. Adicione as folhas de espinafre na frigideira e assim que elas murcharem acrescente a nata. Cozinhe por alguns minutinhos só para que reduza um pouco e volte com os cogumelos para a panela. Verifique o sal e o recheio está pronto.

Quando a mandioquinha já estiver cozida finalize o purê: escorra a água do cozimento em uma cumbuca (não jogue fora), amasse a mandioquinha ainda quente com um garfo ou espremedor de batatas e depois adicione 3 col sopa de nata e, se julgar necessário, algumas colheres da água do cozimento da batata, até atingir a consistência de purê. Prove e ajuste o sal se for necessário.

Montagem:

Com tudo prontinho começamos a montagem do escondidinho!

Em uma forma não muito grande adicione aprox. 3 col sopa de purê de mandioquinha e espalhe bem, formando uma fina camada no fundo da forma. Despeje todo o recheio e em seguida cubra-o com o restante do purê.

Finalize com o crocante de cascas de mandioquinha (se desejar pode adicionar também um queijo parmesão para gratinar) e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por aprox. 15 min. Está pronto, aproveite!

Quer saber mais sobre o projeto Box? Clica aqui e vem entender como funciona!

Fotos e receita da @betinagoettemsnutri

 

Deixe uma resposta