Carrinho de Compras

(51) 99516-9205

Entregamos todas as Quartas e Sábados

oi@localfarmers.com.br

ensopado_de_moranga

Ensopado de moranga com grão-de-bico orgânico

A moranga tá bombando nas hortas dos nossos produtores por esses dias, então prontamente resolvemos que esse seria o ingrediente principal de uma das receitas da Box! Quer reproduzir aí na tua casa? Então corre pra fazer teu pedido aqui que é por tempo limitadíssimo – só enquanto houver disponibilidade dos ingredientes lá no campo, como deve ser ♡

Ingredientes:

Para o ensopado:
– 1/2 moranga
– 1 xícara (200g) de grão-de-bico cru (deixe de molho por pelo menos 8h antes de iniciar o preparo da receita)
– 3 tomates italianos
– 1 cebola
– 2 xícaras de leite de arroz com coco
– 3 xícaras de água 
– 1 pedaço (aprox. 2 dedos) de gengibre
– 1 pedaço (aprox. 2 dedos) de cúrcuma (açafrão-da-terra)
– 2 unidades de pimenta dedo de moça
– 1/2 maço de salsa
– aprox. 2 col sopa de óleo vegetal
– sal a gosto

Para a farofinha:
– cascas e sementes de 1/2 moranga
– aprox. 1 col sopa de azeite de oliva
– sal a gosto

Para o arroz:
– 1 xícara de arroz parboilizado
– 2 e 1/2 xícaras de água quente
– aprox. 1 col sopa de óleo vegetal
– sal a gosto

Preparo:

Começamos a receita preparando uma farofinha muito especial que vai deixar todo mundo curioso. Além de ser super inusitada, sua crocância vai complementar perfeitamente o ensopado!

Lave bem a moranga, retire as fibras e sementes da parte interna e descasque-a (você pode dar uma pré-cozida nela no forno ou no microondas antes de descascar, assim ela amacia um pouquinho e facilita o processo). Distribua tudo em uma assadeira, tempere com azeite de oliva, sal e, se desejar, outros temperos a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por aproximadamente 45 minutos, ou até que esteja tudo bem crocante e douradinho (fique de olho, o tempo pode variar de forno para forno! Vale a pena colocar um timer para apitar de vez em quando pra não esquecer e acabar queimando). Você pode comer assim, como chips, ou fazer uma farofinha batendo tudo em um processador ou picando na faca mesmo.

Enquanto as cascas e sementes da moranga estão no forno comece o preparo do ensopado. Corte a moranga em cubos médios e os demais legumes em cubinhos menores. Pique também a salsa, separando os talos das folhas (os talos entram na panela no início do processo, já as folhas vão para a finalização). 

Em uma panela grande adicione 2 col de sopa de óleo e refogue a cebola, depois entre com os talos da salsa, o gengibre, o açafrão-da-terra e a pimenta (regule a picância do prato pela quantidade de sementes que você vai manter na pimenta). Em seguida adicione os tomates, depois a água e o grão-de-bico. Deixe cozinhar por aprox. 15 min, então entre com a moranga e cozinhe por aprox. 15 min.

Enquanto isso coloque o arroz para cozinhar: aqueça um fio de óleo em uma panelinha, então adicione o arroz e o sal e refogue os grãos rapidamente. Acrescente a água quente e tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos ou até o líquido secar e os grãos ficarem cozidos.

Voltando ao ensopado, quando estiver tudo cozido adicione o leite de arroz com coco, cozinhe por mais 2 minutinhos e está pronto! Sirva com arroz e finalize com salsa e farofinha de cascas e sementes. Aproveite!

Quer saber mais sobre o projeto Box? Clica aqui e vem entender como funciona!

Fotos e receita da @betinagoettemsnutri

Deixe uma resposta