Carrinho de Compras

(51) 99516-9205

Entregamos todas as Segundas, Quartas e Sábados

oi@localfarmers.com.br

PANCs

Conheça as PANCs – Plantas Comestíveis Não Convencionais

As PANCs estão por toda parte. Nos quintais, hortas, pomares, bordas de matas, beira de estradas, terrenos agrícolas e terrenos baldios. Claro que você não deve sair pegando todas as plantas que ver pela frente, mas uma coisa é certa: existem diversas opções de plantas comestíveis não convencionais (PANCs) que, como o próprio nome já diz, não estão no nosso dia a dia.

O termo foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp e diz respeito às plantas que surgem de forma espontânea nesses locais, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento.

Existem diversas motivos para se consumir uma PANC. Além delas existirem em abundância na natureza e seu consumo ajudar no combate ao desperdício, a maior vantagem que a planta comestível apresenta é a sua diversidade de nutrientes. Elas possuem maior teor de minerais, antioxidantes, proteínas e fibra s comparadas a muitos outros alimentos convencionais.

Uma das melhores maneiras de se conhecer mais sobre o universo das PANCs, é conversando com os agricultores familiares. O pequeno agricultor costuma cultivar essas plantas tanto para consumo próprio, quanto para comercialização.

Com essas plantinhas podemos criar coisas incríveis na cozinha e inovar nos nossos pratos. Duas PANCs que podemos encontrar mais facilmente são as folhas da beterraba e as folhas da cenoura. Mesmo que muitas vezes elas já estejam desfolhadas no ponto de venda, vale a pena buscar um local que a comercialize completa.

No nosso caso, fizemos uma receitinha com a folha da beterraba e ficou incrível! Olha só:

1) Pique cebola e alho em cubinhos.
2) Separe as folhas da beterraba dos talos.
3) Ligue o fogão em fogo médio e adicione óleo quando a frigideira já estiver quente.
4) Frite a cebola e o alho por aproximadamente 3 minutos. E quando eles começarem a dourar adicione as folhas da beterraba.
5) Misture as folhas com a cebola e o alho pra que ela pegue bem o gostinho.
6) Adicione seus temperos favoritos. DICA: adoramos botar uma pitadinha de shoyu! Dai nem precisa botar sal 😉
7) Desligue o fogo e sirva na consistência que preferir.
8) Agora é só mandar pra dentro!

Deixe uma resposta