Carrinho de Compras

(51) 99516-9205

Entregamos todas as Quartas e Sábados

oi@localfarmers.com.br

bolo_bergamota_organico

Box – Bolo de bergamota orgânica

Lagartear no sol comendo berga já é ótimo, agora imagina um bolo feito com essa delícia clássica do nosso inverno! É, realmente não podia faltar bergamota como ingrediente principal de uma das receitas da Box! Quer reproduzir essa aí na tua casa? Então corre pra fazer teu pedido aqui que é por tempo limitadíssimo – só enquanto houver disponibilidade desses ingredientes lá no campo, como deve ser ♡

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha de trigo (240g)
– 1 xícara + 2 col sopa de açúcar mascavo (170g)
– aprox. 10 bergamotas (1kg)
– 4 ovos
– 1/4 de xícara de óleo vegetal – qualquer um de sabor neutro (50ml)
– 1 col sopa de fermento químico (10g)
– uma pitada de sal (opcional) – uma pitadinha de sal no doce apenas acentua os sabores, não deixa salgado

Preparo:

Antes de mais nada preaqueça o forno a 200 graus e unte a forma com um pouco de óleo e farinha.

Começamos pelas estrelas dessa recita: as bergas! Retire as raspas de cascas de aprox. 4 bergamotas, até totalizar 1 col sopa. Cuidado para não atingir a parte branca, pois amarga. Reserve! Adicionaremos as raspas no final do processo da massa. Descasque essas mesmas 4 bergamotas das quais retiramos as raspas, corte-as ao meio e retire as sementes, mas sem separar os gomos.

Essas metades de bergamotas vão virar uma espécie de cobertura embutida, trazendo sabor e umidade para esse bolo sem precisar fazer nenhum preparo adicional! Espalhe 2 col sopa de açúcar mascavo no fundo da forma e distribua as bergas viradas para baixo, assim:

Em seguida faremos um suco com o restante das bergamotas: é só cortar ao meio (sem descascar) e espremer em um desses espremedores manuais mesmo (igual ao processo do suco de laranja) até obter 1 xícara de suco.

Pronto, agora que já fizemos todos os pré-preparos com as bergas partimos para o preparo da massa. Começamos batendo os ovos com o açúcar e depois adicionamos o óleo e o suco de bergamota. Em seguida acrescentamos a farinha de trigo aos poucos, peneirando e misturando até ficar homogêneo. Por último junte as raspas e o fermento. Você pode fazer tudo à mão mesmo, na batedeira ou até no liquidificador.

Despeje a massa na forma e leve para assar por aprox. 35 minutos ou até que passe pelo teste do palito, que deve sair limpo 🙂

Dicas:

Tanto os ovos quanto as bergamotas devem estar em temperatura ambiente. Só use ingredientes gelados para massas de bolo quando a receita assim especificar.
Evite bater muito a massa do bolo depois de adicionar a farinha – apenas misture para incorporar.

Agora diz se aquele dia de frio e solzinho não conseguiria ficar ainda melhor com uma fatia desse bolo bem quentinho?! Faz aí e conta pra gente!

Quer saber mais sobre o projeto Box? Clica aqui e vem entender como funciona!

Fotos e receita da @betinagoettemsnutri

Deixe uma resposta